O Estadual Esquecido
- Guilherme Nascimento
- 2 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

O que você conhece como campeonato estadual no Rio de Janeiro? Grande parte das pessoas no Brasil e no mundo acreditam que o campeonato começou na capital do Estado e depois se estendeu ao interior, mas na realidade a história é diferente do que as pessoas pensam.
A cidade do Rio de Janeiro, era capital do Brasil e tinha o campeonato Carioca, que reunia apenas times da então capital federal, neste tinham os famosos times: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, América, enfim só times da capital, nos primórdios do certame da capital o Petropolitano chegou a jogar a edição de 1912 terminando na 6ª colocação, abandonando o torneio após divergências com a organização do torneio que sagrou o Botafogo, campeão carioca.
Em 1915 surge em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, a Liga de Sports Fluminense, que reunia a princípio, times de Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo e Campos, forças do futebol do estado na época, além de outras localidades, e os campeões de cada cidade filiada a LSF, disputavam o estadual, até que nos anos 20 houve uma divergência e a LSF, daí surge a Associação Fluminense de Esportes Atléticos, que realizou a primeira edição de seu torneio em 1925 sagrando o Serrano, campeão estadual pela primeira vez. Os times de Niterói obtiveram sucesso nos anos seguintes, em sequência os times de Campos começaram a aparecer em especial o Americano e o Goytacaz.
Nos anos 40 vieram mais quatro conquistas estaduais para Petrópolis, uma com o Petropolitano em 1944 e mais uma com o Serrano em 1945, e duas com a seleção da LPD bicampeã de 1948-1949, sendo este bi o último título estadual de times petropolitanos.
Em 1960, a capital federal muda para Brasília, o Rio deixa de ser o distrito federal, passa a ser o Estado da Guanabara, em 1975, a Guanabara se funde ao Estado do Rio de Janeiro, mas no futebol só em 1979, os times do interior passaram a jogar o campeonato junto com os times da capital, mas o nome campeonato carioca prevaleceu, porque os times da Guanabara já tinham reconhecimento da mídia, títulos relevantes, e muito mais torcida que as equipes das demais regiões do Rio de Janeiro.
Comments