Prefeitura faz entrega de Dojo a quatro academias comunitárias da cidade.
- focodesportivo
- 25 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

O prefeito Rubens Bomtempo e o secretário de Esportes e Lazer, Renato Freixiela, entregaram na semana passada, novos tatames para as academias comunitárias de luta da cidade. A cerimônia foi realizada no Palácio Sérgio Fadel, com a presença de alunos das quatro academias contempladas, e incluiu uma homenagem feita pelos atletas ao prefeito, pelo apoio ao esporte nas comunidades.
Ao ser homenageado, o prefeito Rubens Bomtempo destacou que a intenção da prefeitura ao apoiar essas academias é criar uma relação mais estreita com a comunidade. “A entrega dos dojo (tatames onde acontecem as lutas) é o símbolo da parceria entre a prefeitura e as comunidades”, frisou. O prefeito ressaltou também a importância do trabalho do município em alcançar o jovem pela educação. “Estamos criando mecanismos para alcançar os jovens. Temos que levar a educação até o adolescente em transição para a juventude. E assim, garantindo seus direitos, assegurando educação e proteção através do esporte e implantando programas voltados para a criança e o adolescente, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que vamos conseguir isso”.
Quatro academias comunitárias receberam os tatames - a academia do professor Coelho e professor Schmidt, no Alto da Serra; a academia do professor Pingão, no Valparaíso; a do professor Nandinho, no Alto Independência; e a do Ronaldo e do Josias, na Comac. O secretário de Esportes e Lazer, Renato Freixiela, ressaltou que o município busca estimular a prática esportiva nas comunidades. “Assim como pudemos inaugurar uma academia comunitária de luta na Comunidade Oswaldo Cruz, no último sábado 16 de maio, queremos fazer também em outras localidades. Vamos trabalhar para isso”, garantiu.
Os alunos das academias se apresentaram e demonstraram as técnicas de judô, jiu-jitsu e karatê. O professor Pingão, da academia do Valparaíso, falou sobre os novos tatames. “Vemos cada vez mais jovens se envolvendo com drogas e temos certeza de que, com o esporte, podemos dar novas perspectivas a essas pessoas. Já oferecemos aulas de capoeira no bairro e agora, com o novo dojo, poderemos oferecer também judô e jiu-jitsu, resgatando mais jovens da rua”, lembrou.
O secretário Renato Freixiela ainda falou sobre o acompanhamento do jovem e rendimento escolar. Oferecemos o esporte, que também é uma forma de lazer, e cobramos um bom rendimento na escola. Esse trabalho é Inter setorial. “Queremos, com o esporte, estar mais próximo do jovem, mantendo-o longe das drogas e protegendo-o do abuso e da exploração”, finalizou.
Comments